projetos

Anterior Próximo

Pequeno leitor grande cidadão

O contato com diversos tipos textuais é extremamente importante para que o educando, desde cedo, habitue-se as suas características próprias, tornando-se assim, mais fácil e prazeroso a produção de textos.

Para que isso se torne algo que realmente será aproveitado para sua vida, a prática de produção de textos terá sempre uma função social pré-estabelecida, com objetivos claros e de acordo com a realidade do cotidiano desses educandos.

Sabendo que nossos educandos têm pouca oferta ou quase nenhuma de boas leituras em seu ambiente doméstico, o Colégio Helaine Munia pretende desenvolver este projeto visando beneficiá-los com diversas estruturas textuais. Oferecer textos à criança já nas primeiras atividades de alfabetização, possibilita a reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita e, este contato direto auxilia no desenvolvimento das estratégias de leitura. A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização, principalmente porque ouvir permite às crianças ampliar o repertório verbal, cultural, aumentar a familiaridade com a língua, possibilitando um comportamento leitor concomitantemente ao processo formal de alfabetização.

Não se forma bons leitores se eles não tiverem contato com textos, para isso, é necessário que o material escrito apresentado aos educandos seja interessante e desperte a curiosidade.